Não agüento mais esse trânsito! Só gritando mesmo...
Impressionante como as pessoas se transformam no transito. Como são intolerantes e egoístas quando estão atrás de um volante. A cada dia que passa, está mais difícil transitar pelo Rio de janeiro. Não há respeito, nem gentileza.
Fico pensando nessas pessoas: será que elas são assim no seu dia-a-dia, fora desse ambiente? Se forem, estamos perdidos. Cadê os cariocas gentis, acolhedores, hospitaleiros, e divertidos? Prefiro pensar que se trata de um extravasamento daquele momento e que por um instante elas se tornam outras pessoas, ou melhor, elas botam para fora o que há de pior nelas.
Nesse caso, tenho um apelo. Procurem outra forma de extravasar, façam algum esporte, mas não tornem o trânsito pior do que ele já é. Hoje, temos mais carros nas ruas, pois as pessoas insistem em não compartilhar o carro. Além disso, temos uma cidade cheia de obras e que com qualquer chuva para. Vamos tentar ser mais tolerantes e gentis, para que o nosso dia seja um pouco melhor. Vamos pensar na nossa qualidade de vida e na do próximo também.
O antropólogo Roberto da Matta, em seu livro “Fé em Deus e Pé na tábua”(2010)realiza uma pesquisa sobre educação no trânsito. Em sua opinião, esse comportamento agressivo do brasileiro no trânsito é pautado pelo desrespeito às leis e ao outro, e pela adoção do carro como símbolo de superioridade social. Tal comportamento teria origem nas nossas raízes sociais, povoadas pela aristocracia e pelo patrimonialismo. Ainda segundo o autor, “O bêbado, o barbeiro, é sempre o outro. O motorista não consegue entender que ele não é diferente de outro motorista ou pedestre, que ele não tem um salvo-conduto para transgredir as leis”. Se quiserem, vocês podem acessar a entrevista dele a respeito: http://revistatrip.uol.com.br/revista/192/paginas-negras/roberto-da-matta.html
Pode parecer impossível, mas tente começar: no primeiro dia, deixe um carro passar a sua frente; no dia seguinte deixe dois, e assim por diante. Faça a sua parte e no final você vai sentir-se bem e seu dia vai ser melhor.
Não esqueçam: “GENTILEZA GERA GENTILEZA”
Dona Tribeca


Nenhum comentário:
Postar um comentário